A cada ano novas siglas e termos surgem no mercado como ofertas de serviços, ferramentas ou metodologias. Todas se autoqualificam como melhores práticas de gestão de negócios. Na prática, são difíceis de serem entendidas e devidamente avaliadas.

Quem não ouviu falar ao menos de uma destas siglas? MIS, EIS, BI, BSC, CRM, MRP, MRP I, MRP II, ERP, CRM, ASP, BPM, B2B, B2C, Benchmark, Cloud computing, supply chain – e vai por aí afora…

O mercado oferece muitas vezes a mesma coisa, em diferentes momentos, com diferentes roupagens. Até quem tem muita experiência em gestão empresarial sofre para entender, avaliar e acompanhar o que é realmente adequado.

Também são comuns as ofertas mágicas! Que na realidade são maquiagens tentando transformar defeitos em vantagens ou escondendo limitações.Ou tentando se passar pelo que não são e confundindo mais ainda cabeça de quem tem que escolher sistemas para a gestão de seu negócio.

O caminho mais fácil para ter acesso às melhores práticas:

  • Um bom software;
  • Estabilizado pelo uso prolongado;
  • Utilizado por diferentes empresas que são referências em seus mercados;
  • Que acompanhe os sistemas líderes de mercado – mas apenas no que é mais adequado ao seu negócio e às suas condições.

RECOMENDAÇÕES ESSENCIAIS

  • Desconfie de conceitos e práticas oferecidos como a “tábua da salvação”;
  • Não se deixe influenciar pelo Marketing que apenas diz o que sua empresa quer ouvir.

Procure obter ajuda de especialistas e/ou profissionais experientes na escolha e implementação desses conceitos ou ferramentas. Isso  pode evitar que você seja enganado comprando o que parece mas não é, ou comprando o que você não precisa.