Eficiência e agilidade são fundamentais para se manter competitivo no mundo empresarial moderno. Para alcançar essas metas, é essencial contar com sistemas de gestão eficazes, capazes de integrar dados e processos de diferentes áreas de uma organização e que sejam acessíveis e totalmente aderentes às características do cenário brasileiro.

Nesse contexto, os sistemas integrados de gestão têm se mostrado uma solução cada vez mais importante e estratégica no mundo dos negócios.

Leia esse texto para entender sobre o que são e os benefícios dos sistemas de gestão empresarial .

O que é sistema de gestão?

Um sistema de gestão integrado é uma plataforma tecnológica que, criada nativamente com conceitos de base de dados, com diversos sistemas interligados, compartilhando informações, permite o gerenciamento da organização e tomada de decisão, sem retrabalhos e sem defasagem de tempo e com uma única fonte de informações, sem divergências.

Em vez de utilizar sistemas isolados para cada área, como finanças, recursos humanos, produção e logística, um sistema integrado oferece uma visão global e integrada de todos esses setores.

Sistemas de gestão organizam e estruturam os dados gerados por diferentes setores da empresa que, posteriormente, serão usados para a elaboração de relatórios e análises administrativas, acompanhamento de rentabilidade, gestão de caixa e endividamentos, etc.

Vantagens dos sistemas de gestão

A principal vantagem de um sistema integrado de gestão é a capacidade de eliminar redundâncias e retrabalho, divergências de informação, reduzir prazos de fechamentos e apuração de resultados e reduzir perdas e custos. 

Com processos integrados e informações  atualizadas e disponíveis em tempo real, esse sistema elimina a necessidade de inserir manualmente os mesmos dados em diferentes sistemas, reduzindo erros e economizando tempo e recursos.

Além disso, um sistema de gestão empresarial adequado permite uma análise mais abrangente e precisa das informações. Com ele, é possível extrair relatórios e indicadores de desempenho em tempo real, facilitando a tomada de decisões estratégicas. 

A partir dessas funcionalidades, os gestores têm uma visão ampla do negócio, identificando oportunidades de melhoria e antecipando problemas, antes que se tornem crises.

Outra vantagem é que, com um sistema integrado é possível definir fluxos de trabalho e procedimentos padronizados para toda a organização, garantindo maior consistência e qualidade nos processos, facilitando a implantação de boas práticas de mercado e a disseminação de conhecimento dentro da empresa.

A colaboração entre equipes também é beneficiada por um sistema interligado de gestão. 

Por que adotar sistemas de gestão?

Além das vantagens internas, um sistema integrado de gestão também contribui para uma melhor relação com clientes e fornecedores. 

Ao ter acesso rápido e preciso às informações, é possível atender melhor às demandas dos clientes, oferecer um serviço mais personalizado e garantir maior satisfação.

No entanto, é importante alertar e ressaltar que muitas vezes a implementação de alguns sistemas de gestão requerem altos investimentos em infraestrutura tecnológica e consultorias de implementação, pois estão bem distantes da realidade brasileira e suas peculiaridades fiscais e financeiras. 

É necessário identificar as necessidades específicas da organização e escolher uma solução adequada, considerando fatores como escalabilidade, segurança, investimentos para implementar e para manter a solução, qualidade de atendimento e suporte.

3 passos para escolher um sistema de gestão

Após tomar a decisão de implementar um sistema de gestão, escolher a ferramenta certa é crucial para aproveitar todos os benefícios mencionados anteriormente. Siga o nosso guia de três passos para escolher o sistema de gestão ideal para a sua empresa:

1º passo

Faça um diagnóstico da situação atual, compreendendo as necessidades e desafios da sua empresa. Analise cuidadosamente as dores existentes e identifique as áreas que precisam ser melhoradas.

2º passo

Pesquise no mercado todas as opções disponíveis. Busque as soluções que sejam mais adequadas às necessidades e desafios identificados no diagnóstico. Entre em contato com os fornecedores para agendar demonstrações práticas das ferramentas selecionadas.

3º passo

Realize uma pesquisa rápida com os clientes atuais do software em consideração. Colete percepções sobre a eficácia da ferramenta e a qualidade do suporte fornecido pelo provedor. Use essas informações para embasar sua decisão final.

Após concluir esses três passos, você estará pronto para negociar e fechar o contrato com o sistema de solução de gestão escolhido. 

Lembre-se de considerar não apenas os recursos e funcionalidades para ter disponível a ferramenta, mas também a capacidade de atender às necessidades específicas da sua empresa, a escalabilidade, o suporte oferecido pelo fornecedor e todos os custos envolvidos. Além disso, considere também os aspectos tanto relacionados diretamente ao software quanto à necessidade de softwares complementares, infraestrutura requerida, pessoal de TI, consultorias necessárias e outros custos como comunicação, redundância, etc…

Finpac – Sistema que transforma dados em informações

O Finpac oferece um sistema acessível de gestão administrativa-financeira e contábil  que integra todas as informações do seu negócio em um único sistema, tornando-o fácil de operar. Com o módulo de Inteligência para o negócio, você terá acesso a informações em tempo real para tomar melhores decisões. 

A interface amigável do sistema permite um acesso intuitivo e simplificado às informações e operações. Além disso, os processos são otimizados para promover agilidade, produtividade com geração de declarações fiscais eletrônicas, transparência, prevenção e redução de custos e riscos, como fraudes.

Com um sistema totalmente modular, o que quer dizer que o sistema de gestão é personalizável, atendendo todas as necessidades do cliente. Unindo tecnologia e praticidade. Tudo em um só lugar e mais, sem custos de licença de software e necessidade de altos investimentos em infraestrutura.

Quer conhecer mais sobre o nosso sistema de gestão empresarial e as soluções desenvolvidas pela People Solutions que podem beneficiar o seu negócio? 

Acesse: https://peoplesolutions.com.br/finpac/