Trabalhar apenas com inventários e registros de venda de itens pode aumentar o investimento em estoques, mesmo se as vendas estiverem estáveis. Isso destrói seu capital de giro.

Quando se compra mais do que a demanda de mercado, o volume do estoque pode atingir níveis onde serão necessários mais de 90 dias para que sejam vendidos. Nessa situação, a empresa começa a financiar parte do seu estoque antes de conseguir vendê-lo.

Ao trabalhar com estoques, o empresário aumenta o investimento médio. E reduz o giro (dos itens vendidos). E diminui o ROI. Ele se autoboicota! Uma das consequências graves: pode acabar faltando dinheiro para cobrir despesas fixas.

Para obter margens de lucro maiores é (sempre) necessário realizar uma boa compra  e não uma boa venda!

Uma boa compra significa negociar bem os preços, os prazos e as quantidades de aquisição.

O lucro (em volume de Reais) é proporcional ao giro das mercadorias. Se você ganha 1% na venda de um maço de cigarros, vende 1 maço por dia e repõe o (mesmo)  estoque diariamente, você tem uma rentabilidade de 30% ao mês sobre o investimento.

A relação Vendas/Estoque dá o Giro e, quando multiplicada pela rentabilidade, dá o retorno sobre o investimento médio (ROI médio).

CAMINHOS PARA EVITAR ESSE PROBLEMA

Sistemas de Gestão de Estoques indicam como abastecer os estoques em função de demandas planejadas ou previstas, permitindo assim vender e receber até mesmo antes de se pagar os fornecedores ou evitando que produtos fiquem estocados por longos períodos. Se você paga o fornecedor antes de vender ou receber o que vendeu, fica sem capital de giro!

A falta de um sistema de gestão de estoques, principalmente em tempos de recessão e crise, equivale a navegar numa tempestade, na escuridão, sem bússolas e sem GPS.

Não há patrimônio que possa aguentar esse descasamento entre pagamentos-recebimentos. Você acaba tendo que recorrer a bancos e paga juros que em geral são muito maiores que sua lucratividade.

O Módulo de Gestão de Estoques do Gestão WEB da People Solutions pode fazer seu caixa crescer novamente. Você compra adequadamente, aumenta o ROI do seu negócio e não precisa tomar capital na rede bancária, dilapidando seu patrimônio.