Já vamos completar dois anos desde a identificação do primeiro caso de Covid-19 em Wuhan, na China. De lá para cá, não nos esquecendo de todos os malefícios da pandemia, o mundo mudou de forma sensacional. E uma dessas mudanças foi a aceleração do processo de digitalização das empresas, ou seja, a Cloud. Isso inclui as vantagens do ERP na nuvem para garantir e melhorar operações.

O uso de infraestrutura e soluções em nuvem vem crescendo aceleradamente. A consultoria Gartner prevê que os gastos mundiais com serviços de nuvem pública deverão totalizar US$ 304,9 bilhões em 2021 — um aumento de 18,4% em comparação ao ano anterior.

No Brasil, de acordo com a IDC Brasil, os gastos com infraestrutura e plataformas em nuvem devem alcançar o patamar de US$ 3 bilhões em receitas ao final 2021, ou seja, um crescimento de 46,5% em relação a 2020.

Nessa travessia de quase dois anos, descobrimos que a Cloud é um ponto de resiliência dos negócios, além de uma opção que racionaliza investimentos em infraestrutura, segurança e contingência. E, pensando em sistemas de gestão (ERPs), vale a mesma reflexão.

ERP Cloud ou ERP Local (On-premises)?

On-premises significa “nas premissas” do cliente. É o modelo de entrega em que o ERP é instalado na rede, nos servidores da empresa. Já implica compra de hardware, equipe própria e custos de manutenção de responsabilidade da própria empresa contratante. Além de, claro, toda a parte de segurança e disponibilidade ou contingenciamento, como backups e ambientes espelhados.

Quando falamos de um ERP na Nuvem, seu sistema de gestão está armazenado na Cloud, assim como todos os dados da empresa. Essas informações e a aplicação em si estão individualizadas, mas em uma infraestrutura compartilhada com outras empresas e sistemas que são acessados remotamente pelos contratantes.

Aspectos como suporte, gerenciamento da infraestrutura e segurança, nesse modelo, ficam a cargo do fornecedor do sistema.

6 Razões para Optar por um ERP na Nuvem

Bom, ao alinhar essas diferenças já não fica difícil computar as vantagens de um ERP Cloud. Entre os benefícios do sistema de gestão na nuvem, podemos listar:

1) Redução dos custos

A principal característica das soluções Cloud e SaaS (software como serviço) é que você paga de acordo com o que você usa. Ou seja, dependendo do modelo do fornecedor, você paga pelo número de usuários, os módulos que utiliza ou a infraestrutura — e, assim, o custo é menor. Mesmo que você opte por uma solução com licenciamento similar nos dois mundos (Cloud e On-premises), é preciso considerar que os custos de implementação On-premises são maiores. Além disso,você arcará com os custos de toda a infraestrutura — servidores, energia, rede, segurança, equipe de operação e manutenção etc.

2) Mais rapidez e facilidade para implementar

Embora uma análise de processos e das interações com usuários sejam aspectos comuns aos modelos Cloud e On-premises a fim de adequá-los, levantar um ambiente de desenvolvimento ou de produção é uma tarefa mais rápida e simples. Os fornecedores de soluções Cloud já possuem estratégias de setup alinhadas com o princípio de escalabilidade e virtualização. Mais rápido, mais fácil e, certamente, mais barato.

3) Melhor Time to Value (TtV)

Time to Value é o conceito de metrificação do retorno de investimentos e projetos,  que considera o tempo que um benefício leva para ser tangibilizado. Ou seja, é o valor mínimo que se agrega a uma empresa no menor prazo possível. Em outras palavras:  quanto mais rápido a organização começar a usufruir dos benefícios, menor será o TtV.

Um ERP Cloud possibilita implementação mais rápida e acesso imediato às inovações e melhorias que o vendedor faz no sistema de gestão. Além disso, o fornecimento da nuvem, com sua implementação mais ágil, também traz ganhos operacionais mais cedo, assim como o próprio payback — já que não há investimentos extras em infraestrutura, segurança, pessoal etc.

4) Mobilidade

O acesso é pelo laptop, desktop ou celular por meio de uma conexão de internet. Não é necessário instalar softwares especiais, VPNs ou tokens. Assim, com toda a segurança, as informações e operações ficam acessíveis de qualquer lugar e a qualquer hora para os sócios, board ou funcionários, conforme as regras estabelecidas pela empresa. Com acessibilidade 24 horas e mobilidade total, é perfeito para home office e modelos híbridos de operação.

5) Fácil atualização

Nas instalações On-premises qualquer atualização é certamente um transtorno, especialmente para a área financeira, de TI e os próprios usuários. Afinal, isso significa paradas para backups, atualizações em ambientes de teste e go live bem programado para reduzir riscos e estresse.

Para um sistema de gestão Cloud, no entanto, essas atualizações são mais fáceis e práticas. Os usuários nem tomam conhecimento da evolução do trabalho, exceto pelo reconhecimento de seus benefícios. Seu ERP é praticamente à prova de futuro e independe de uma janela de atualização, programada pela TI, para trazer melhorias ou mesmo corrigir falhas potenciais.

6) É mais seguro

Em nuvem, além do ERP que escolhido, você conta com equipes especializadas, além de infraestrutura e tecnologia mais up to date. Sua aplicação e dados estão num ambiente com firewalls sempre atualizados, criptografia de última geração, sistemática contínua de backups e, ainda, monitoramento de aplicação e incidentes. Seu fornecedor de confiança cuida disso tudo — e você só se preocupa com os negócios.

Resumindo: ERP na nuvem é o modelo mais adequado atualmente porque possibilita implementações e atualizações mais ágeis (e, digamos, indolores). Hoje, para virtualmente todo tipo de negócio, não importa o porte de empresa, a velocidade é um dos principais diferenciais para obter um bom posicionamento no mercado.

Além disso, um fornecedor confiável de sistemas de gestão também adicionará disponibilidade total e segurança, além de uma ótima prevenção para investimentos e custos que nada agregam a seu negócio. Enfim, você se preocupa com o crescimento de suas vendas, agilidade nas entregas e redução de custos em vez de atualização de servidores ou patches de segurança.