Em plena transformação digital (que, vale lembrar, foi acelerada de maneira inimaginável com a pandemia de covid-19) já não restam dúvidas acerca da necessidade, em empresas e organizações, de contar com um sistema de gestão que contemple as características e demandas do negócio para azeitar processos, entre outras vantagens, e, por consequência, potencializar resultados.

Surpreendentemente, porém, muitos pequenos e médios empreendedores ainda creem que ERPs (Enterprise Resource Plannings) são exclusivos para organizações de grande porte — e essa é uma visão que não poderia estar mais equivocada. O mundo mudou. Os velhos métodos já não servem mais — e a concorrência está cada vez mais acirrada, não importa o segmento. Neste artigo, portanto, apresentamos algumas das principais razões pelas quais softwares de gestão são essenciais para Pequenas e Médias Empresas:

ERPs apenas para grandes empresas? De maneira alguma!

Esse talvez seja o principal mito a respeito dos sistemas de gestão. Não importa o porte ou segmento em que a empresa atua, a disrupção tecnológica é uma realidade à qual os empreendedores não podem mais fechar os olhos — ou mesmo esperar para abraçá-la. Em mercados cada vez mais competitivos, um bom ERP é essencial para padronizar e automatizar processos, além de centralizar as informações da empresa para tornar o negócio mais eficiente e, assim, elevar a lucratividade.

Menos controles manuais, mais eficiência e produtividade

E, já que falamos em disrupção, nunca é demasiado ressaltar que os antigos meios — ainda que fossem eficazes em um passado nem tão remoto assim — já não oferecem todos os recursos necessários para a sobrevivência das empresas, de qualquer porte, em mercados cada vez mais dinâmicos. Um sistema de gestão ajustado às características do negócio permite eliminar controles manuais e, por consequência, falhas humanas (além do retrabalho). Em outras palavras, faz com que os processos sejam mais ágeis e produtivos.

Integração entre áreas

A integração entre as áreas da empresa é outra vantagem fundamental — uma vez que, à medida em que o negócio se desenvolve, os administradores obtêm uma visão individual e consolidada dos resultados. É possível, ainda, monitorar a performance geral da empresa e discernir os pontos que devem ser corrigidos, melhorados ou potencializados. A visibilidade do fluxo dos processos, aliás, é essencial — e mantém o histórico de ocorrências, aspecto que, entre outras vantagens, beneficia sobremaneira a tomada de decisões.

Planejamento com base em dados confiáveis

Deve-se observar que muitas empresas de pequeno e médio porte entram em atividade sem delinear um planejamento estratégico que contemple todas as áreas. Tal cenário pode levar a gaps nos processos operacionais e, por consequência, a grandes prejuízos. Sistemas de gestão, no entanto, identificam esses gargalos, bem como as razões pelas quais ocorrem — permitindo que sejam solucionados em meio a ciclos de melhoria contínua.

Segurança e compliance

Outro fator de suma importância para é a segurança da informação. A centralização de dados, porém, dificulta fraudes ou extravios, já que a infraestrutura e manutenção da ferramenta de gestão ficarão por conta do fornecedor. E aqui vale destacar, também, a importância cada vez maior dos ERPs — na verdade, um aspecto crucial para empresas e organizações de todos os portes: o compliance, ou seja, o cumprimento de todas as regras e normas legais de acordo com cada segmento.

Redução de custos

Ao reorganizar os processos de negócio e automatizar as atividades e tarefas do dia a dia — entre outras vantagens — a utilização de um software de gestão proporciona considerável redução de custos. Afinal, há menos erros, menos retrabalho, menos funcionários dedicados a tarefas operacionais repetitivas e monótonas e, principalmente, mais foco na atividade-fim da empresa.

Investimento e implantação

Em que pesem questões como investimentos elevados e processo de implantação demorado como obstáculos para a aquisição de um ERP, o fato é que empresas de pequeno e médio porte podem contar com um sistema de gestão que ofereça os mesmos recursos de uma grande organização por valores acessíveis. E, dada a menor complexidade das operações em PMEs, o processo de implantação é, naturalmente, muito mais ágil.

Conclusão

Estas são apenas alguns dos benefícios imprescindíveis que um sistema de gestão proporciona para Pequenas e Médias Empresas. A utilização do ERP adequado é condição sine qua non para agregar valor aos processos e manter a competitividade, não importa o segmento — entre outras vantagens inestimáveis. Nesse sentido, todavia, é de extrema importância considerar, ainda, a necessidade de contar com um fornecedor confiável e experiente para garantir que a implantação da ferramenta seja bem-sucedida e produza os resultados esperados.