Não há novidade no fato de que uma gestão financeira eficaz é condição sine qua non para o êxito do negócio. Aliás, isso é especialmente verdadeiro ao considerar que estamos em plena transformação digital — e que a concorrência dos mercados é cada vez mais acirrada.

Afinal, controlar as finanças adequadamente significa, antes de tudo, obter um diagnóstico claro da saúde da empresa, identificando suas necessidades para que seja possível desenvolver estratégias assertivas e, dessa maneira, otimizar o uso de recursos a fim de proporcionar os melhores resultados.

Os velhos métodos não funcionam mais
Ainda que algumas empresas continuem a gerenciar suas finanças de forma manual (por meio de planilhas, por exemplo) e lidando com desafios como controle diário de fluxos de pagamento e recebimento — além da necessidade de digitar dados e outras rotinas manuais e repetitivas —, o fato é que tais métodos já não funcionam mais.

E o que isso significa? Que não há exagero ao afirmar que é fundamental, para empresas e organizações de todos os portes e em todos os segmentos, lançar mão das vantagens proporcionadas pela utilização de ferramentas tecnológicas para que possam manter sua competitividade em um mundo cada vez mais dinâmico. Aqui estão, portanto, quatro grandes benefícios que um sistema de gestão financeira oferece:

1. Modernização e maior controle financeiro

Como dissemos, velhos meios como planilhas manuais e Excel (entre outros) já se tornaram obsoletos. Além de morosos, são extremamente suscetíveis a erros e, por consequência podem desencadear diversos problemas futuros. Com um software de gestão, no entanto, o controle do setor financeiro é aprimorado sobremaneira e obtém ganhos em eficiência.

2. Otimização dos processos internos

Um bom sistema de gestão possibilita a otimização de processos financeiros, proporcionando ganhos em eficiência e agilidade — e, assim, permite que os profissionais concentrem seus esforços em atividades diretamente ligadas ao core business da organização — como planejamento estratégico, por exemplo.

3. Relatórios em tempo real

Outro benefício inestimável é a possibilidade de analisar resultados financeiros a qualquer momento, aspecto de suma importância para realizar análises de desempenho e, dessa maneira, proporcionar uma tomada de decisões estruturada em dados fidedignos e atualizados em tempo real.

4. Redução de custos

Uma vez que a automação de processos na área financeira diminui a necessidade de intervenção humana, contar com um sistema de gestão proporciona uma considerável redução de custos para a organização. Além disso, os erros que podem causar perdas financeiras também serão menores.

Conclusão

Estes são alguns benefícios que um ERP de gestão financeira pode oferecer a empresas e organizações. Em um mundo de grandes transformações, deixar de contar com a tecnologia significa, em última análise, colocar em risco a própria sobrevivência do negócio — especialmente em períodos complexos como o que atravessamos.

É de suma importância, não obstante, manter em perspectiva alguns critérios para obter todas as vantagens e benefícios proporcionados por um sistema de gestão. E, para todos os efeitos, um dos principais é optar pelo fornecedor certo, ou seja, experiente, confiável, com boa reputação no mercado e que ofereça um suporte técnico eficaz.