Mais qualidade, prazos menores, melhor atendimento, satisfação do cliente… Dia após dia as empresas prestadoras de serviço precisam manter tais conceitos em perspectiva em meio a orçamentos apertados — e em plena transformação digital acelerada pela pandemia. Uma vez que, por natureza, tais organizações possuem uma camada adicional de complexidade — ou seja, o atendimento de demandas por meio de projetos e contas — há uma série de peculiaridades que podem e devem ser consideradas para o êxito do negócio.  

Por essa razão, é essencial — especialmente em meio a mercados cuja concorrência se acirra dia após dia — às empresas que prestam serviços contar com um bom sistema de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning). Afinal, em um mundo cada vez mais dinâmico, é condição basilar lançar mão das mais avançadas ferramentas tecnológicas para elevar a produtividade e, ainda, aprimorar a qualidade das entregas sob todos os aspectos. Além de, evidentemente, contribuir, de maneira decisiva, para que a organização obtenha resultados cada vez melhores — e, dessa maneira, mantenha sua competitividade.

Vantagens & benefícios de um ERP para empresas de serviços

Um ERP proporciona vantagens inolvidáveis para empresas prestadoras de serviços através da integração de todos os setores, disponibilizando dados fidedignos e precisos, em tempo real, que podem ser acessados por qualquer departamento ou área — aspecto que, ressalte-se, possibilita uma tomada de decisões ágil e assertiva. Outro grande benefício é a otimização de processos por meio de automatização, que traz ganhos em eficiência, redução de custos e — principalmente — produtividade.

Ou seja, um bom ERP pode oferecer, em um único lugar, controle completo de recursos, proporcionando transparência e facilitando o planejamento de serviços. Também possibilita o rastreamento e o gerenciamento de taxas de cobrança, a fim de garantir que o faturamento seja realizado sem inconsistências, com base no tempo utilizado e no SLA (Service Level Agreement) estabelecido. Outra grande vantagem é permitir a criação de workflows automáticos, avaliação de orçamentos e, ainda, verificar o andamento de um projeto — cujo status, vale destacar, pode ser acompanhado em tempo real para que seja possível reagir imediatamente a eventuais contingências.

A área financeira também é sumamente beneficiada uma vez que, graças à integração com todos os departamentos, dispõe de todas as informações referentes ao dia a dia da organização. E isso significa contar com dados precisos confiáveis das áreas de contas a pagar e a receber, fluxos de caixa gerados em tempo real, conciliação bancária automática e relatórios financeiros completos para análises e planejamentos, entre outros fatores. Todas as informações relevantes sobre as operações do negócio são rastreadas e mantidas em uma única estrutura — e, dessa maneira, é possível ter, à disposição, um amplo e atualizado panorama sobre sua saúde financeira.  

Um poderoso (e indispensável) aliado

Esses são apenas alguns aspectos que fazem dos sistemas de gestão poderosos — e indispensáveis — aliados para o êxito de empresas prestadoras de serviços de todos os portes e em todos os segmentos. Contar com um ERP que centralize a administração dos processos significa, além de otimizar toda a operação do negócio de acordo com suas características e demandas específicas (entre outros benefícios), estabelecer cenários propícios para o crescimento da organização — e, ainda, aumentar sua resiliência em períodos complexos.

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